Portal da Reumatologia

Por: Dra. Marcella Mello

Sou médica reumatologista, com residência médica pela Santa Casa de Belo Horizonte e Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia. Meu objetivo é trazer conteúdo relevante e preciso a cerca da Reumatologia. Meu compromisso é com seu entendimento sobre o assunto de uma forma leve e clara.
CRM: 71401-MG RQE Nº: 50241

QUEM É O REUMATOLOGISTA E COMO ELE
PODE TE AJUDAR?

As doenças reumáticas afetam milhões de pessoas em todo o mundo e, no Brasil, estão entre as principais causas de incapacidade e afastamento do trabalho.

O reumatologista é o médico que cuida dos problemas inflamatórios relacionados às articulações e à todas as estruturas que ficam em seu entorno, também conhecido como “reumatismo de partes moles” (músculos, ligamentos, bursas e tendões).

 

Apesar das articulações serem o local mais acometido, praticamente todos os órgãos do corpo humano podem apresentar manifestações de doenças reumáticas, como pulmões, rins, cérebro, pele e coração.

 

Se você apresenta dores crônicas nas articulações (“juntas”), como mãos, punhos, joelhos e tornozelos, uma avaliação especializada com o reumatologista pode te ajudar. Alterações de pele, fraqueza nos músculos, inflamações nos olhos ou sensação de rigidez nas articulações pela manhã também são exemplos de sintomas que pode ter como causa alguma doença reumatológica.

 

Abaixo estão alguns exemplos das doenças acompanhadas pelo reumatologista:

Fonte: Carvalho MA, Lanna CCD, Bertolo MB, Ferreira GA. 
Reumatologia
 – Diagnóstico e Tratamento. 5ª ed. São Paulo