Portal da Reumatologia

Fibromialgia: o que é, quais os sintomas e causas

Fibromialgia
Fibromialgia

Você sabe o que é a fibromialgia? O que é, quais os sintomas e causas? Continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre essa síndrome que acomete uma parcela significativa da população brasileira.

O que é a fibromialgia?

No mundo da medicina, a fibromialgia é enquadrada como uma síndrome clínica que percorre o corpo todo gerando desconfortos musculares nos indivíduos que a apresentam.

Quais são os sintomas da fibromialgia?

Podemos listar alguns dos sintomas mais comuns nos pacientes que apresentam a síndrome da fibromialgia. Dentre eles:

  • Dores musculares que percorrem todo o corpo;
  • Fadiga, cansaço e sono não reparador;
  • Alterações na memória e problemas psíquicos como ansiedade e depressão;

Quais são as causas que originam a fibromialgia?

Não se sabe ao certo quais são as causas específicas que originam a fibromialgia em uma pessoa. No entanto, estudos revelam que pessoas que apresentam esse quadro clínico apresentam um estado nervoso em que recebem mais estímulos de dor pelo corpo.

Em geral, a fibromialgia surge a partir de eventos traumáticos que aconteceram na vida de uma pessoa. Sejam eles um acidente, um trauma físico ou psicológico ou até mesmo uma doença mais grave que o acometeu.

Como e onde tratar a fibromialgia?

O tratamento da fibromialgia pode ser medicamentoso ou psicoterápico, em que a redução do estresse do paciente pode ser fundamental para ajudar a tratar a síndrome. Se você tem algum dos sintomas, agende já a sua consulta na clínica da doutora Marcela Mello e seja tratado por especialistas na área de reumatologia médica.

Descubra mais sobre a reumatologia com a doutora Marcela Mello!

Gostou do texto “Fibromialgia: o que é, quais os sintomas e causas”? Continue lendo as matérias do nosso site e fique informado sobre tudo que acontece no universo da reumatologia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *