Portal da Reumatologia

Quando marcar uma consulta com um reumatologista?

Male doctor talking with senior patient at office

Quando marcar uma consulta com um reumatologista

Quando marcar uma consulta com um reumatologista | A reumatologia é uma área importante que trata doenças graves e que podem afetar diversas áreas do corpo. Neste texto vamos te explicar qual a função do reumatologista e quando é a hora de marcar uma consulta.

  • Qual a função do reumatologista?
  • Quais doenças um reumatologista trata?
  • Quais sintomas devem alertar para ir para um reumatologista?
  • Quando marcar uma consulta com um reumatologista?

Qual a função do reumatologista?

O reumatologista é um médico especializado para tratar inflamações das articulações e seus tecidos, como músculos, tendões e ligamentos. Essas inflamações podem ser causadas por diversas doenças. É importante entender a diferença entre o médico reumatologista e o ortopedista, que é responsável pela parte óssea da articulação.

Quais doenças um reumatologista trata?

A reumatologia pode tratar cerca de 200 doenças diferentes que podem causar inflamações nas articulações consideradas “doenças reumáticas”. Algumas das doenças mais tratadas pelo reumatologista são a artrite reumatoide, a osteoporose, tendinite, lúpus, entre outros. Descubra aqui o que é a artrite reumatóide.

Quais sintomas devem alertar para ir para um reumatologista?

É recomendado ir ao reumatologista quando sentir dor nas articulações acompanhadas de sinais inflamatórios como inchaço, calor e vermelhidão, dificuldade para se movimentar, principalmente ao acordar, e maior sensibilidade climática em áreas extremas do corpo, como os pés e as orelhas.

Quando marcar uma consulta com um reumatologista?

A consulta com o dermatologista deve ser marcada assim que notar o padrão de sintomas mencionado acima. As doenças tratadas pelo reumatologista pode ser tanto autoimune como inflamatória e, em ambos os casos, quanto mais rápido sair o diagnóstico melhor para o tratamento e para o avanço da doença no sentido de impactar em outras partes do corpo do paciente.

Gostou do texto? Acesse nosso blog para mais informações sobre as doenças tratadas pelo reumatologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *