Portal da Reumatologia

Logo Dra Marcella Reumatologista
Marcella Mello - Doctoralia.com.br

Por: Dra. Marcella Mello

Sou médica reumatologista, com residência médica pela Santa Casa de Belo Horizonte e Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia. Meu objetivo é trazer conteúdo relevante e preciso a cerca da Reumatologia. Meu compromisso é com seu entendimento sobre o assunto de uma forma leve e clara.

CRM: 71401-MG RQE Nº: 50241

GOTA

GOTA

O QUE É GOTA?

A gota é uma doença que afeta as articulações e é causada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico no corpo. O ácido úrico é um produto químico natural produzido pelo organismo durante o processo de quebra das purinas, que são encontradas em muitos alimentos.

Quando o corpo produz excesso de ácido úrico, ou não consegue eliminá-lo adequadamente através da urina, ocorre a hiperuricemia. Essa é uma condição necessária para o desenvolvimento na gota mas, isoladamente, é insuficiente para explicar os surtos de inflamação aguda nas articulações. Assim, não somente a elevação dos níveis de ácido úrico estão relacionados à gota, mas também fatores genéticos, imunológicos, metabólicos e ambientais.


Nesse grupo de pacientes, os cristais de ácido úrico se acumulam nas articulações e outros tecidos do corpo, causando inflamação e dor intensa. Os sintomas da crise aguda de gota geralmente começam com dor súbita e intensa em uma articulação, mais comumente no dedão do pé, mas também pode afetar outras articulações, como o tornozelo, joelho, pulso e cotovelo. A dor pode ser acompanhada de vermelhidão, inchaço e calor na articulação afetada. O paciente informa muita sensibilidade no local, tornando o simples toque do lençol algo intolerável.


Os fatores de risco para desenvolvimento da gota, além de questões genéticas e imunológicas, incluem obesidade, histórico familiar da doença, consumo excessivo de álcool, dieta rica em purinas (encontradas em alimentos como carnes vermelhas, frutos do mar e bebidas açucaradas) e certos medicamentos.


O tratamento da gota envolve medicamentos para aliviar a dor e reduzir a inflamação, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), colchicina e corticosteroides, bem como medicamentos para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue, sendo o alopurinol o principal representante. Além disso, mudanças na dieta e no estilo de vida, como redução do consumo de álcool e alimentos ricos em purinas, perda de peso e exercício físico regular, podem ajudar a prevenir crises de gota e melhorar a saúde geral.

Tofos gotosos inflamados nas articulações interfalangeanas proximais de um paciente com gota.
Fonte: Uptodate 2023

Quem tem gota pode beber cerveja?

A cerveja é uma bebida rica em purinas, que são convertidas em ácido úrico no organismo. Portanto, o consumo de cerveja pode aumentar os níveis de ácido úrico no sangue e, consequentemente, aumentar o risco de desenvolvimento ou agravamento da gota.


Portanto, para pessoas que já possuem gota ou que apresentam um maior risco de desenvolver a doença, é recomendado evitar o consumo de cerveja e outras bebidas alcoólicas, ou pelo menos limitar o consumo a quantidades moderadas. O ideal é conversar com um médico ou nutricionista para entender melhor a relação entre a dieta e a gota, e receber orientações personalizadas sobre alimentação e estilo de vida.

Quais os principais sintomas da doença?

Os sintomas geralmente aparecem de repente e podem incluir:

  1. Dor intensa: a dor é o principal sintoma da gota e é geralmente súbita, intensa e piora rapidamente. A dor é descrita como uma sensação de queimação, latejamento ou choque. A dor pode afetar qualquer articulação do corpo, mas é mais comum no dedão do pé, tornozelos, joelhos, punhos e cotovelos. A crise aguda de gota costuma ser monoarticular, ou seja, acometer uma articulação por vez. Quadros mais avançados podem inflamar vários locais ao mesmo tempo. 
  2. Inchaço: a área afetada pela gota pode ficar inchada e vermelha, devido à inflamação causada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico.
  3. Sensibilidade: a articulação afetada pela gota fica bastante sensível ao toque.
  4. Restrição de movimento: o inchaço e a dor podem afetar a capacidade de mover a articulação afetada.

Os sintomas podem durar alguns dias ou semanas. Sem tratamento adequado, a gota pode se tornar crônica e levar a danos nas articulações e outros órgãos, além da formação de tofos gotosos. Por isso, é importante buscar atendimento médico ao primeiro sinal de sintomas da doença.

Tofos em joelho de paciente com gota tofácea crônica
Fonte: Uptodate 2023

Como prevenir a doença?

A prevenção envolve a adoção de hábitos de vida saudáveis que ajudam a manter os níveis de ácido úrico sob controle. Algumas das estratégias de prevenção incluem:

  1. Controlar o peso: manter um peso adequado pode ajudar a prevenir a gota
  2. Beber bastante água
  3. Evitar o consumo de álcool: o consumo de álcool, especialmente cerveja, aumenta o risco de gota, por isso é recomendado evitar ou limitar o consumo de bebidas alcoólicas.
  4. Reduzir o consumo de alimentos ricos em purinas: alimentos como carnes vermelhas, frutos do mar, miúdos, feijões e legumes são ricos em purinas e podem aumentar os níveis de ácido úrico no sangue. Reduzir o consumo desses alimentos pode ajudar a prevenir a gota.
  5. Consumir alimentos ricos em vitamina C: a vitamina C ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico no sangue. Alimentos ricos em vitamina C incluem frutas cítricas, kiwi, morango e vegetais folhosos.
  6. Praticar exercícios físicos regularmente: a atividade física regular ajuda a manter um peso saudável e reduzir o risco de gota.
  7. Evitar medicamentos que possam aumentar os níveis de ácido úrico: alguns medicamentos, como diuréticos, podem aumentar os níveis de ácido úrico no sangue e aumentar o risco de gota. Se possível, é recomendado evitar o uso desses medicamentos ou usar sob orientação médica.

É importante lembrar que a prevenção requer um estilo de vida saudável e a adoção de hábitos que ajudam a manter os níveis de ácido úrico sob controle. Se você tem histórico familiar de gota ou já teve episódios da doença, é recomendado consultar um médico ou nutricionista para orientações personalizadas de prevenção.

O que causa a doença?

A gota é causada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações e tecidos do corpo. O ácido úrico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo durante o processo de quebra das purinas, que são encontradas em muitos alimentos.

 

Em pessoas com gota, o ácido úrico não é eliminado adequadamente pelos rins e acaba se acumulando no sangue. Pode haver também a superprodução dessa substância.  Com o tempo, os níveis elevados de ácido úrico podem levar à formação de cristais nas articulações, que causam inflamação, dor e outros sintomas associados à doença.

 

Alguns fatores que aumentam o risco de desenvolver a gota incluem:

 

  1. Histórico familiar:  predisposição genética, ou seja, pessoas que têm familiares com gota têm um risco maior de desenvolver a doença.

 

  1. Sexo e idade: a gota é mais comum em homens e em pessoas com mais de 40 anos.

 

  1. Dieta: uma dieta rica em purinas, carne vermelha, frutos do mar, bebidas açucaradas e bebidas alcoólicas, especialmente cerveja, pode aumentar o risco de desenvolver a gota.

 

  1. Obesidade

 

  1. Doenças renais: doenças renais podem afetar a eliminação de ácido úrico pelos rins, aumentando o risco de desenvolver a gota.

 

  1. Uso de certos medicamentos: certos medicamentos, como diuréticos e aspirina em altas doses, podem aumentar os níveis de ácido úrico no sangue e aumentar o risco de gota.

 

É importante lembrar que a causa exata da gota pode variar de pessoa para pessoa e pode envolver uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Se você suspeita que tem gota, é importante procurar um médico para obter um diagnóstico e orientações de tratamento adequadas.

Gota pode matar?

A gota em si não costuma ser fatal, mas se não for tratada adequadamente, pode levar a complicações graves. Por exemplo, se a inflamação nas articulações causada pelos cristais de ácido úrico não for tratada, pode levar a danos permanentes nas articulações e deformidades.

 

 

Além disso, a gota está associada a um maior risco de desenvolvimento de outras condições médicas, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e doença renal crônica. Essas condições podem aumentar o risco de complicações graves, como insuficiência renal, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco, que podem ser fatais.

 

 

Por isso, é importante tratar a gota adequadamente, controlando os níveis de ácido úrico no sangue e evitando a formação de cristais nas articulações. Se você tem gota ou suspeita que tem a doença, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. Com o tratamento correto, a maioria das pessoas com gota pode controlar seus sintomas e reduzir o risco de complicações graves.

Qual é o tratamento para gota?

O tratamento geralmente envolve uma combinação de mudanças no estilo de vida e medicamentos. O objetivo do tratamento é aliviar a dor, reduzir a inflamação nas articulações e prevenir a formação de novos cristais de ácido úrico.

 

As opções de tratamento incluem:

 

  1. Mudanças no estilo de vida: evitar alimentos ricos em purinas, como frutos do mar, carne vermelha, bebidas açucaradas e bebidas alcoólicas, especialmente cerveja. Além disso, beber bastante água e manter um peso saudável pode ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico no sangue.
  1. Medicamentos: medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação nas articulações. Outros medicamentos, como colchicina e corticosteroides, podem ser prescritos para tratar os sintomas agudos de gota. Além disso, existem medicamentos que reduzem a produção de ácido úrico ou aumentam a eliminação desse ácido pelo organismo, como o alopurinol.
  1. Procedimentos cirúrgicos: em casos raros, a cirurgia pode ser necessária para remover cristais de ácido úrico das articulações ou reparar danos articulares causados pela gota.

É importante lembrar que o tratamento pode variar de pessoa para pessoa e pode ser ajustado ao longo do tempo para controlar os sintomas e reduzir o risco de complicações. Se você tem gota, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

 

VÍDEO SOBRE GOTA: